top of page

Macho Ómega - Equilíbrio Energia Masculina

  • Foto do escritor: Ana Tavares
    Ana Tavares
  • 1 de ago. de 2017
  • 8 min de leitura

Cada um só vê do universo aquilo que a sua sensibilidade ou a sua maneira de ser lhe permite. O universo pode ser muito mais vasto e muito mais diferente do que aquilo que é apenas o nosso mundo. - Agostinho da Silva


Neste artigo irei falar nas polaridades masculina e feminina, mas este artigo que venho a sentir dentro de mim desde Maio é uma forma de Homens e Mulheres perceberem à transformação que está a ocorrer de uma forma simples, porque também os Homens precisam que as Mulheres se tornem sensíveis ao seu processo não em gritos de ipiranga e revolta, mas num energia sustentadora, sim porque já existem muitos homens dispostos a fazer esta transição e ela precisa ser sustentada.


O Homem que nasceu na sociedade atual foi criado com uma mensagem muito clara : AS EMOÇÕES SÃO UMA FRAQUEZA ... e que os Homens não choram. Ora num momento cuja a proposta de energia é mergulhar na sua polaridade feminina e aprender a ligar-se as suas emoções não tendo medo da fragilização, cria aqui logo uma grande divisão interna.


Durante muitas eras o Homem foi criado para ser Macho Alfa, forte, competitivo, agressivo e desligar-se completamente do seu emocional, e todo homem cujo a sua sensibilidade ou polaridade feminina tivesse ao de cima, pode ser considerado fraco, estranho ou até mesmo gay, esta é a sociedade que divide e não acolhe.


Assim o Homem ganhou a sua identidade através do estatuto, da profissão, da capacidade sexual, do dinheiro, tudo isto contribuiu para o seu senso de poder, a sua auto-estima foi criada neste status, onde a exigência é ser melhor que os outros, ter mais que outros e a responsabilidade do homem era sustentar as necessidades da família, o homem era valorizado apenas pelo seu trabalho físico e mental e os homens continuam a lutar por este ideal ainda hoje, felizmente muitos começaram a sentir um vazio interno, por mais status, dinheiro e sexo que possam ter isso já não os satisfaz, como se algo falta-se dentro de si.


Vemos uma sociedade onde os Homens por medo continuam a camuflar a sua sensibilidade, as suas qualidades , optam por rejeitar por medo de não serem aceites ocultando as suas próprias necessidades contribuindo para uma baixa auto estima, essa falta de coragem de entrar na sua fragilização emocional como grande potencial está adormecer as dores que carregam dentro de si mesmo, então é preciso que os Homens entendam que é seguro, é preciso terem a coragem de entrar nas vossas emoções e estarem conscientes das vossas reais necessidades emocionais, por ser corajoso é ser consciente e mesmo com medo mergulhar no que está a sentir, continuar a lutar contra si mesmo é uma luta desgastante e inglória.


Na realidade o equilíbrio está em usar a coragem - polaridade masculina - com a total sensibilidade emocional - polaridade feminina - em vez de criar divisão entre mabas, você caminha na direção da fusão entre as diversas partes da personalidade, isso vai fazer com que se sinta um ser humano com mais valor, porque a inteligência, a coragem e a sensibilidade tornam-se em sabedoria e amor por si.


As mulheres que continuarem a criar revolta contra o masculino, estão na realidade em guerra e zanga consigo mesmas, porque não assumiram o seu poder e coragem anteriormente em inúmeras situações, reprimiram as suas necessidades, não tiveram a coragem de lutar pelos seus sonhos e desejos, não usar a sua autoridade interior para em amor por si colocarem seu poder pessoal cá fora, mas não são homens os culpados, é toda uma estrutura de crenças que foram criadas e das quais todos fazemos parte, aqui não existem culpados, esse guerra apenas continua a dar sustentação à divisão e a guerra, ao ódio e ao sofrimento, em vez de sustentação amorosa a cada parte de fazer seu processo.


Cabe também a nós mulheres na cura da nossa polaridade feminina, pela sensibilidade de perceber que se para nós a fragilização é dificil para um Homem cuja a estrutura de Macho Alfa tem milénios, entrar nessas feridas também não é fácil, então onde poder haver sustentação e transformação equilibrada dentro dos casais, é baixem as armas, abram o coração e deixem-se sem medos ser e emergir essas partes, manifestem a verdade e em vez de confronto, observem onde está essa luta entre as polaridades que não permitem o equilíbrio dentro de vós e que estão a projetar no outro.


Neste texto vou focar as características do Macho Ómega de forma que as mulheres percebam o trabalho que os Homens estão a ser propostos a desenvolver com eles, e para os Homens que já leram estas páginas saibam que não estão sós, nada está errado com eles. Noutro artigo irei escrever as necessidades do Feminino como energia que precisa ser nutrida e acolhida.


As polaridades masculina e feminina enquanto energia existem tanto nos Homens como nas Mulheres, aqui é preciso a compreensão de como a energia feminina manifesta nos Homens na sua sensibilidade e emoções .


Tendo uma sociedade maioritariamente ainda com Machos Alfa os Macho Ómega podem sentir-se oprimidos em demonstrar as suas características , quais são estas características :


a) Introvertido - é homem que não gosta do social, futebol , não gosta multidões, necessita que toda atenção seja focada nele, pelo contrario gosta de ter momentos com ele próprio .


b) Descontraído - dificil de irritar -se, deixa as coisas andarem o que pode fazer dele preguiçoso, não tem competição.


c) Gentileza - a sua sensibilidade já o permite ter a sensibilidade nos seus relacionamentos de estar atento as necessidades e emoções dos outros, tem um lado suave , gosta de abraços , é um homem romântico.


d) Empático - tem a capacidade de sensibilizar com os problemas dos outros, tem simpatia, tem compaixão .


e) - Relacionamentos - relacionamentos superficiais não são para si, não tem um grande grupo de amigos, nas redes sociais não faz questão nenhuma de destacar-se . Gosta conversas profundas e longas, prefere amigos confiáveis e duradouros com quem pode confiar.


Ora o macho Ómega pode ter tendência a trabalhar sozinho devido a capacidade de pertencer a um grupo machista, porque não tem qualquer necessidade de destacar-se ou competir com chefes e colegas.



Nesta fase transitória o que está acontecer é :


a) Ativar a Sensibilidade


Quando um Homem permite-se transformar as suas inseguranças por ser sensível, em que nas suas crenças o torna um fraco e permite capacitar que é através dessa sensibilidade que ele vai conseguir criar ligações mais profundas consigo mesmo e os outros. O simples fato de permitir-se ouvir as pessoas que tem na sua vida com preocupação, sensibilidade e compaixão vai abrir um campo de cumplicidade muito grande.


b) Maturidade Emocional


O equilíbrio dos Homens neste momento em que a tomada de consciência de que também eles tem necessidades além das físicas, materiais e mentais, de que também eles querem outro nível de cumplicidade e complementaridade nas relações vão começando a perceber que o verdadeiro equilíbrio está em saber usar essa força e a sensibilidade em cada momento. A maior luta interior é mostrar a fragilidade numa relação, o que gera um distanciamento emocional em tudo que sai como relação é a força, a sexualidade, material passando à mulher a mensagem de estar indisponível para um compromisso. Na realidade quem quer receber Amor tem de aprender que é algo equilibrado em que amar livre é dar e receber como algo maravilhoso.


Descobrir que pode ser romântico sem ser fraco, que pode nutrir e cuidar sem parecer fraco pelo contrário com alguém com maturidade emocional que está atento às necessidades dos outros, considerando-as .


c) Consciência do Corpo


A consciência do corpo até a pouco tempo estava associada apenas à sexualidade, mas isto é realmente muito redutor se pensarmos bem, porque na realidade é preciso existir toda uma consciência do corpo e das emoções também.


Aquele que aceita a sua sensibilidade como algo natural, como equilíbrio desperta os sentidos do seu corpo, sentirá a necessidade de cuidar do corpo, da alimentação para estar saudável de forma consciente. Esta consciência liberta-o da fome emocional, aquela que através da comida, sexo, vícios é apenas amortecedor emocional para não querer sentir.


Um Homem sensível as reais necessidades do seu corpo depressa descobre quais os hábitos alimentares que lhe tiram a energia e vitalidade. Cria hobbies na sua vida que possa expressar a sua criatividade como a música, arte, escrita, a dança.


d) Criatividade


A criatividade está ligada à energia feminina - quanto polaridade - porque ela vem da parte do ser humano que é sensível, vem da brincadeira, da criança interior, nasce do lado direito do cérebro, onde a pintura, a escrita, a música, actores, fotografia e outras actividades requerem beleza e emoção para serem captadas. Quanto mais permitir ligar-se a essa sua polaridade feminina mais será a sua criatividade no dia a dia em todas as áreas.


e) Espiritualidade


Começa a sentir sensibilidade espiritual que nada tem haver com crenças religiosas, mas no sentido de procurar através da meditação, silêncio interior, mindfulness e de práticas de auto conhecimento de si mesmo forma de encontrar a sua Paz interior e sensibilidade de poder questionar-se a si mesmo e as "verdades" como as conhece.

Aprende que é seguro questionar a moralidade cultural, a justiça dos Homens, sabendo que não é o confronto que levam ás soluções mas sim a sensibilidade de encontrar soluções pacificas. Aprende a pedir conselhos de alguém confie como seu orientador no processo interior sem criar co dependências.


Agora como abraçar essa sensibilidade toda, porque ninguém ensinou os Homens a expressar as suas emoções, muito poucas foram as Mães que tiveram essa consciência, aliás ainda hoje as mães não tem essa consciência de orientar seus filhos e filhas para expressar as suas emoções.


Ter a sensibilidade de estar atento as suas emoções é perceber que humor das pessoas que o rodeiam afeta os níveis de stress do seu corpo, mente e espírito, criando em si desequilíbrios que vão baixar a sua vontade, criatividade e energia.


Quando alguém se encontra consigo e pergunta se está tudo bem ? A tendência é ligar-se a sua mente e responder "sim está tudo bem " e não à sua sensibilidade de sentir como realmente está, criando assim uma barreira que impede os outros de realmente lhe darem alguma sustentação ou apoio.


O Macho Alfa ignora os seus sentimentos, em hipótese algum os deixa transparecer, aprendeu à muito a ignorar os seus sentimentos gerando uma bola de neve que não para de crescer dentro de si, levando a explosões de raiva quando os níveis de frustração aumentam, na realidade a calma aparente que reside dentro deles é falseada pela necessidade de camuflar suprimindo/reprimindo as emoções.



Ora como aceitar tanta sensibilidade que está a vir ao de cima ?


Os Homens tem aceitar essa sua sensibilidade como primeiro passo, não importa os ideias machista da sociedade onde estão inseridos, não importa as crenças recebidas a sua sensibilidade é um presente, não uma fraqueza.


Desenvolver esta empatia consigo e com quem o rodeia apreciar a natureza, a música, o silêncio, a beleza de cada momento. observando em gratidão as coisas boas quem tem e recebe em cada dia .


Continuar a enterrar emoções e sentimentos pode ser realmente mais fácil em cada momento, mas matamos a capacidade de ser reconhecidos emocionalmente e dos capacitar, pode realmente exigir coragem de ir a nossa fragilização mas a leveza e poder pessoal é maravilhosa.


Na realidade quando houver uma pacificação interior dessa sensibilidade da energia masculina e feminina acabando assim com as guerras internas e com as formas de destruição.


Observar a sensibilidade é uma fraqueza ou "doença" ?


Aceitar essa sensibilidade em sua vida diária, sair dos seus velhos hábitos de ignorar ou esconder suas emoções, aumentando a capacidade de expressar-se a si e aos seus entes queridos com confiança.


Que possamos em Amor Próprio ter a sensibilidade de estar connosco em total compaixão e de o fazer com os outros.


Com Amor,


Ana Tavares





 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page