top of page

A Linguagem do Corpo

  • Foto do escritor: Ana Tavares
    Ana Tavares
  • 31 de mai. de 2017
  • 8 min de leitura

Aprender que a cura depende essencialmente de nós, deveria ser algo ensinado quando temos capacidade e compreensão para isso, que possamos desenvolver essa capacidade natural novamente de aprender e ensinar aos nossos filhos muitos dos danos futuros seriam evitados no corpo.


Não nascemos todos para ser terapeutas, médicos, mas nascemos todos com um programa espiritual de responsabilização pelo nosso processo individual em que a cura é apenas uma das áreas dele.


Através do programa de despertar espiritual ou programa da kundalini, de cada um de nós pode ser consciente seja qual profissão que desempenha, assim como em todas as áreas da nossa vida, a operar alinhados com o seu propósito individual e o coletivo.


Cada Ser é responsável pela sua cura, os médicos e os terapeutas são complementos muito importantes ao processo, mas não são nunca os responsáveis por devolver a saúde, porque na realidade eles vão concertar algo que geramos, esta só pode ser devolvida quando existe uma compreensão maior sobre a sua causa geradora e aí sim em cooperação consciente com médicos e terapeutas chegamos à cura.


A consciência de que ao entrarmos em contato com as feridas emocionais, com as crenças negativas, padrões emocionais que geramos em cada processo de forma inconsciente, de como a inteligência e sabedoria do nosso corpo opera para dar-nos mensagens de que algo está muito "errado" ou que sim esse é o caminho, aprender a ligar-nos pelo coração à nossa intuição que é consciência superior que habita dentro de nós que nos devolve as transformações criativas necessárias.


Será que tudo isso é possível ? Será que realmente podemos experimentar transformação e cura ? Sim a resposta é sim, não vos digo isto só por dizer, a muitos anos atrás tive um diagnóstico que dava-me 2 anos de vida, já passarm 11 anos desde então, trabalhei com inúmeros casos de doença e que durante o processo foram percebendo onde geravam os problemas de saúde, onde havia supressão, repressão ou outras emoções, em que circunstâncias surgia a doença nas suas vidas, onde estava a insatisfação, este é o caminho que venho a desenvolver comigo desde então e desenvolvo em cada consulta o auto-conhecimento, mostrando profundamente onde está origem das feridas emocionais profundas que geram tanto desequilíbrio e sofrimento, nessa procura de intimidade com seu eu interior a manifestação do ser natural e autêntico manifesta-se e o equilíbrio começa a surgir naturalmente.


Quando estamos prontos a libertar-nos da crosta que prende o nosso verdadeiro Ser, quando começamos a ter um vislumbre da nossa verdadeira natureza, a sentir a leveza de cada libertação, cada transformação é um processo contínuo de profundo amor por nós.


Não precisam acreditar em mim, ainda que o fato de estar viva o comprove, realmente o diagnóstico não é o fim, mas sim o principio de muita coisa dentro de nós, para mim foi um campo de oportunidade, mas na verdade ninguém lhe pode dar essas respostas porque este processo tem um programa único para cada um de nós, você tem de querer senti-lo, vivê-lo porque todo o processo é descobrir as respostas no seu interior.


Cada pessoa que dispõe a fazer este processo de auto conhecimento de si mesmo recebe profundos insights, expande a sua consciência sobre si mesmo, a sua vida e muitas mais coisas começam a surgir de uma forma natural e em sincronia, assumir essa responsabilidade da experiência física como o veículo para o processo despertar espiritual, assumindo o comando de cuidadores e nutridores do corpo, mente e espírito.


Cada um de nós para sair dos padrões de dor e sofrimento deve buscar clarificar quais são os seus padrões destrutivos, as suas crenças que os sustentam e a bagagem emocional que acompanha tudo isso ao nível celular, e vamos descobrindo quem realmente é o ser incrível que habita este corpo, cheio de potencial, genialidade, criatividade, poder e divino, tudo que precisa fazer é por si e procurar informação que potencie seu caminho interior, usando a informação e ferramentas que recebe para transformar os seus padrões, os seus bloqueios, transformar a si no seu potencial e mudar a sua vida com transformações profundas e efetivas.


Seja nas consultas individuais ou nos cursos as pessoas aprendem as causas do desiquilibrio que está a manifestar-se pode ser perda emprego, relação, filhos, uma depressão, uma doença, perda, abandono, traição, seja qual for a ferida que está a ser ativada no momento e a gerar dor, sofrimento e desequilíbrio.


Tudo é possível, perder peso, deixar fumar, sentir segurança emocional, curar a depressão, libertar-se da ansiedade, cada um tem aprender a descobrir as suas habilidades e as suas reais necessidades de trazer equilíbrio ao corpo, mente e espírito.


Agora todos os processos exigem responsabilidade e compromisso para serem bem sucedidos, de forma a que as nossas ações seja efetivas, responsabilidade não é culpar-nos a nós ou outros, pelo contrário é assumir e descobrir que existem escolhas e decisões que tomamos na nossa vida que não resultam para nós e perceber quais as causas de estarmos sempre a tomarmos decisões que a partida dão errado, ao sabermos a causa podemos agir de maneira diferente transformando tudo de forma a que resulte para nós da melhor forma.


O nosso corpo tem um sistema de feedback com uma inteligência especial, mas ninguém nunca ensinou-nos a usar, conhecemos bem quando estamos apaixonados em que ficamos mais otimistas, cheios de energia, ou quando estamos profundamente tristes que perdemos a vitalidade e o bem-estar, aqui neste exemplos é relativamente fácil.


O corpo dá-nos mensagens maravilhosas, dá-nos sempre a oportunidade de criarmos novas oportunidades de harmonia e cura, agora todo o processo de cura tem princípios básicos que todos deveríamos conhecer.


Cura significa restaurar um processo, assim de forma a atingirmos a cura temos de considerar todos os aspetos do nosso ser para criar esse equilíbrio que vai permitir restaurar a nossa saúde.


O primeiro principio é o compromisso de que a nossa saúde é a nossa prioridade, isto significa que valorizamos nosso Ser como merecedor de uma saúde maravilhosa e bem-estar, ao fazer da nossa saúde uma prioridade dá-nos a oportunidade de examinar como pensamos no dia-a-dia, se somos pessoas com abertura e vontade de conhecer as raízes e as causas da dor e sofrimento, que geram desconforto, desequilibro e destruição, libertando a negatividade que está a fazer adoecer nosso corpo, mente e espírito. O compromisso de ser saudável é diário.


Aprender a sentir as nossas emoções, a geri-las e a transformá-la, ao em vez de suprimir, reprimir, culpar, atacar ou fugir delas, é a solução, mas a verdade é que 99% de nós não foi ensinado a amar-se, a respeitar-se, a ser autentico, e como matriz trazemos a lógica, o pensamento como compreensão das emoções, isto porque ao nível celular existe uma mensagem de "emoções é sinal de dor/sofrimento ", a questão é onde é que eu criei esse campo de experiência como verdade para mim ? Como posso eu desprogramar essas crenças ?


De cada vez que não somos receptivos às nossas emoções e estas estão a surgir forma natural ou forçadas por circunstancias externas , a nossa tendência é procurar campos de fuga e distracção e hoje temos muito por onde escolher facebook, instagram, net de forma geral, televisão, ligar aos amigos, ouvir música que nos traga uma sensação de bem-estar, comer para satisfazer o emocional, fumar, outros vícios.


Contudo essas emoções são a chave do nosso bem -estar, porque cada emoção traz uma mensagem, e cada emoção honra nosso Ser e o nosso processo do programa da kundalini que falei no artigo anterior, as emoções respeitam a fluidez da energia desse programa ajudando-nos a mover-nos em determinadas direcções que são definidas pela consciência superior.


Nossas emoções são o campo de oportunidade para expandirmos, libertar-nos da dor, atingir o equilíbrio, equilibrar o peso, criar mudanças positivas e permitam ter saúde, paz interior e alegria.


Um dos meus desafios ao princípios era a meditação, parar a mente, porque tinha uma crença dentro de mim que dizia que isso era impossível, resultado aqui que é simples tornou-se um desafio meditar, até ao dia que percebi a crença e que o meu compromisso comigo mesma foi mais forte do que a resistência.


Aprendi a criar momentos em que ao longo do dia respiro conscientemente de forma a oxigenar o corpo, fazendo de forma mais consciente, o corpo sente-se mais relaxado instantaneamente, a mente liga-se com a intuição tornando-se mais calma, trazendo mais clareza e criatividade, isto porque todo o sistema energético flui livremente em todo o corpo.


Comer de forma consciente, a primeira coisa que a minha Médica Atuso, face ao diagnóstico que lhe apresentei foi mudar a minha alimentação, alterações essas que continuam até a data de hoje, porque nosso corpo é um sistema inteligente e portanto existe alturas que precisa mais de uns nutrientes que outros, mesmo nos suplementos vou rodando de forma a dar a sustentabilidade necessária ao objetivo que pretendo como equilíbrio corpo, mente e espírito em cada momento.


Cada um de nós tem uma dieta, mas nunca se questionou sobre ela a menos que tenha excesso de peso, perda excessiva de peso, ou algum problema de saúde concreto, como a maioria tem vidas stressadas e ocupadas, muitos foram os que aderiram ao fastfood que na realidade contém tudo que desequilibrar o nosso corpo, as gorduras saturadas, os açucares que o organismo não digere, cafeína que desequilibra o sistema nervoso, e químicos prejudiciais a saúde, ingerimos a comida depressa afinal não existe tempo a perder, ou seja não comemos de forma consciente.


Porque comer conscientemente é saber o que está dentro do prato, cada ingrediente, os nutrientes principais que vai buscar em cada um deles, é saborear cada um dos alimentos, é gostar da nossa comida com a consciência, em que a comida é uma fonte de amor do nosso corpo.


Ser saudável significa é comer saudável, nutrir nosso corpo com o melhor, com comida que nos dá energia, vitalidade e bem-estar criar uma alimentação é sustentar a oportunidade de curar, transformar e regenerar rapidamente . Posso dizer-vos por exemplo que uma das causas da osteoporose precoce pode ser o glutén, mas não é linear, porque ainda assim existem características emocionais especificas para a manifestação da doença.


O exercício é essencial para libertar a estagnação emocional, mental e física, liberta a depressão, as toxinas, peso e traz-nos leveza e criatividade, exercício regular traz-nos bem -estar geral, sensação bem-estar connosco mesmo, crie um programa que se adequa a si, Tai Chi, Yoga, Ginásio, correr ao ar livre, surf, enfim escolha o mais apelativo a si.


Aprender a decifrar as mensagens do corpo, respeitando os períodos de descanso com os de trabalho, criatividade, diversão, percebendo quais os nossos ciclos, percebendo quando nos sentimos melhor, como podemos transformar a nossa vida para ser mais produtiva, isto porque como não ouvimos nosso corpo deixamos que o stress, a tensão, medo comece a instalar-se lentamente até que um dia sentirmo-nos sobrecarregados, nosso corpo reconhece o que é melhor para nós, basta parar, respirar fundo e dar-lhe espaço a manifestar-se, cuidando dele com todo amor, respirando, fazendo meditação, boa massagem.


A criatividade é muito importante no processo de cura e transformação porque ela é inata em todos nós, a criatividade permite-nos relaxar mas também pode ser produtiva levando-nos a criar oportunidades que expressem nossos talentos naturais, a criatividade esta na escrita, no nosso trabalho, nas nossas refeições, nas relações, na forma como vestimos, a criatividade é uma fonte de recursos inesgotável que cada um possui, ajudando a expressar-nos, divertir-nos e a participar forma alegre na vida.


A gratidão é sem dúvida uma grande impulsionadora da nossa vida, quando começamos a praticar a gratidão numa base diária de forma sincera ligada ao coração, percebendo quais as pessoas e as coisas pelos quais somos gratos em cada dia o nosso coração expande, saímos de um espaço de falha, limitação ou falta de algo para um espaço de apreciação e elevação, desde o primeiro dia que aprendi a fazer da gratidão uma prática consciente na minha vida, posso dizermos milagres acontecem numa base em que até eu mesma ainda me surpreendo.


Ria da vida, ria dos seus erros, ria de si mesmo, ria por tudo e por nada, ria-se até lhe dor o fígado porque ele é um músculo e quando o faz liberta-se das emoções que o sobrecarregam, aprender a ver a vida com humor pode ser um desafio nos primeiros tempos mas garanto-vos que traz toda uma leveza ao nosso caminho, reúna-se de pessoas que despertam essa capacidade em si.


Escolha relações saudáveis e pensamentos saudáveis, não adianta fazer desporto, meditação, excelente alimentação biológica e depois estar rodeado por situações e pessoas tóxicas na sua vida, porque segundo o principio da física quântica em que tudo é energia, os níveis de intoxicação do organismo são tão elevados como beber pequenas doses diárias de veneno, agora cada uma dessa relações e situações é sem dúvida um campo de oportunidade de conhecer-se a si mesmo e como operam seu bloqueios.



Aproveito este artigo para agradecer os testemunhos que chegam sobre os artigos, o meu trabalho, é tão bom conseguirmos chegar ao coração de tantas pessoas pelo mundo fora, minha gratidão por cada pessoa que chega.


Com Amor,


Ana Tavares





 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page