top of page

Chakra da Raiz ou Base

  • Foto do escritor: Ana Tavares
    Ana Tavares
  • 29 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

O Chakra da Raíz ou base, é um dos centros de energia do corpo humano situado na base da coluna vertebral, os planetas na astrologia que regem o chakra da raiz são Saturno e Plutão.


Todos nós em algum momento das nossas vidas tivemos o chakra da base desequilibrado e nos sentimos restringidos em nosso próprio corpo e vida, este é dos chakras do corpo humano que existe maior dificuldade em atingir o equilíbrio.


Todas experiências com restrição de dinheiro, medos, fobias, depressão, ansiedade, ataques de pânico, divórcio dos pais, dificuldade em ter ou poupar dinheiro, pobreza, abuso em criança são apenas alguns dos exemplos de energia e registos que podem estar neste chakra.


Neste artigo vou-lhe ajudar a descobrir mais sobre si mesma/o e este centro de energia primordial e fundamental ao nosso corpo, a sua cor associada é o vermelho, está associado ao instinto, à sobrevivência e à segurança.


Quanto este chakra sofreu um desequilíbrio devido a um trauma, questões psicoemocionais como uma fobia crónica, repressão psicossomática ocorre um bloqueio do fluxo do prana/energia do nosso corpo, criando a partir desse momento desequilíbrios que podem ir desde questões de saúde, problemas pessoais, existenciais e de relacionamentos constantemente.


Como podemos curar e equilibrar o Chakra da Raíz ?


Podemos recorrer a consultas ou aprender técnicas como o Reiki, a Cura Pranica é que os chakras são limpos, energizados, fortalecidos.


Podemos beber chá Raiz Orgânica de Dente de Leão, folha orgânica de framboesa e hibiscos orgânico, podemos recorrer alimentos específicos, a óleos essenciais como Cedarwood, Vetiver, balance doterra, a prática de Yoga, uso de cristais e outras formas holísticas ajuda a harmonizar corpo, mente, as emoções e o espírito.


Alguns sinais que o seu Chakra da Raíz está desequilibrado:


A melhor forma é prestar atenção aos seus pensamentos, emoções, ações e sensações físicas:


[if !supportLists]· [endif]. Finanças - você tende a estar obcecada/o com o dinheiro ou falta dele, preocupando-se por não ter o suficiente, tem receio bairros pobres, pessoas em situação de pobreza como mendigos, você trabalha horas demais para atingir os seus objetivos de não ter dinheiro e ainda assim a condição financeira não melhora, você fica a julgar as pessoas da sua família ou que o rodeia pela forma como gastam o dinheiro. O dinheiro tem de ser muito controlado

· Confiança ou falta dela - você desconfia das pessoas de uma forma geral, tem dificuldade em confiar na vida, nas pessoas. Você acredita que a única pessoa em quem pode confiar na vida é você mesma/o

[if !supportLists]· [endif]Favores – você não pede ajuda nem favores a ninguém

[if !supportLists]· Workaholic – você tem tendência a gastar mais do que 8/10 horas diárias com trabalho

[if !supportLists]· [endif]Relacionamento – tem tendência a ter um relacionamento disfuncional

[if !supportLists]· [endif]Medo perder o controle

[if !supportLists]· [endif]Você sente – ansiedade, tonturas, sem chão muitas das vezes, depressão

[if !supportLists]· [endif]Medo de ser autentica/o

[if !supportLists]· [endif]Excesso peso na parte do abdómen e pernas

[if !supportLists]· [endif]Problemas de Saúde relacionados com os ossos, má circulação, cólicas


Qual deste sinais é o que chamou mais a sua atenção ?


Você tem uma chakra da raíz com excesso de energia ou com deficiência ? Qual a diferença ?


A maioria das pessoas tem chakras bloqueados daí os desequilíbrios em sua vida, a deficiência de energia restringe o fluxo de energia provocando desequilíbrios em órgãos, sistemas e na vida da pessoa.


Mas desequilíbrio não se dá apenas por falta, mas também pelo excesso de energia ou híper e qual a diferença ?


No desequilíbrio em falta a pessoa é passiva demais, podendo mesmo até ser submissa enquanto com excesso de energia temos um quadro agressivo no que diz respeito as questões de sobrevivência, finanças, ao emocional e mental.


Deficiente = sem vida – passivo – bloqueado – lento – não existe fluxo de energia suficiente para dar sustentabilidade ao corpo, a pessoa e à sua vida em cada uma das suas áreas.


Excesso = animado – agitado – reativo – agressivo – para fora – demasiada energia flui mas está dispersa ou seja a pessoa também terá dificuldade em atingir concretizações, quando frustrada face a vida torna-se reativa e agressiva com os demais.


Assim sendo uma pessoa com um chakra da raíz deficiente está propensa à ansiedade, a suspeitar dos outros e da vida, sente-se isolada, inadequada, depressiva. As pessoas que apresentam um quadro de cancro têm um chakra da raiz pequeno, debilitado e deficiente.


As pessoas cujo o chakra da raíz está excessivo tende acumular tudo na vida, são workaholic, raiva, ficam frustados e irritados com tudo, tendência a ganância.


A pessoa com chakra com défice de energia tende a proteger-se enquanto a pessoa com chakra em excesso tende a sobre compensar.


E você como está, como sente o seu chakra da raíz ?


Claro que existe um caminho algures no meio em que a pessoa pode ter tendência a oscilar entre ambos. E o equilíbrio é possível a todos nós quando feito de forma consciente de forma a enfrentar nossos medos interiores, tomar consciência de que existe um propósito de realização da alma, quando sem julgamento conseguimos aprofundar que no processo evolutivo com toda a honestidade connosco de que existem dor e sofrimento que foram necessários ao nosso aprendizado e caminho para voltarmos a consciência de quem somos na realidade enquanto essência.


Quando temos um chakra da raíz claro, forte e harmonizado sentimo-nos firme e calmos, muito pouca coisa ou quase nada abana a nossa estrutura interna seja ela mental ou emocional, o medo sobre o dinheiro foi-se, o medo de perder o controle deixou de existir dando lugar à confiança de não só estar no mundo como pertencer a ele. Você sabe que pode confiar em si mesmo, mas terá sempre pessoas as quais está ligado e estarão disponíveis para si de forma amorosa, a sua ligação à natureza, aos animais e sustentabilidade do planeta será real.


Não existe mais necessidade de lutar seja pelo que for na sua vida, proteger, defender, controlar você irá sentir em si o fluxo da vida e o alinhamento com tudo que existe e ver as suas necessidades diárias serem satisfeitas sem esforço.


O que você vai fazer com estas informações ?


Ao ler este artigo tomou consciência de como você está e a sua vida, o objetivo foi realmente trazer essa atenção plena a si mesma/o, a forma como você está neste momento em si e na vida.


Gostaríamos muito de ajudar convidando-a/o a abrandar um pouco a mente, respirar profundamente e ligar-se a sua respiração e sentir o que realmente você precisa neste momento.Depois decida que práticas ou terapias deve implementar .


Grata pela sua presença no nosso blog


Com Amor


Ana Tavares

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page